por carla
em 15 de dezembro de 2025
A Câmara Municipal de Goiás realizou uma sessão solene no último dia 12, às 19h, para conceder o Título de Cidadania Vilaboense a três moradores da cidade cuja trajetória é marcante para a comunidade. Fabiane Rosa Queiroz Campelo, oficiala de justiça da Comarca de Goiás e Frei Cristiano Amaral Bhering de Lacerda, reitor do Santuário do Rosário, foram indicados pelo vereador Zilwimar Dantas. Já a indicação de Guilherme Antônio de Siqueira, presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT, partiu da então vereadora e atual vice-prefeita, Zilda Lobo.
A concessão do Título de Cidadania é um reconhecimento simbólico concedido a pessoas que, embora não naturais do município, prestaram serviços relevantes ou contribuíram de forma significativa para seu desenvolvimento social, cultural ou institucional. Esse ato reafirma os valores coletivos da população, fortalece a identidade local e expressa gratidão pública àqueles que ajudaram a construir o bem comum.
Estiveram presentes os vereadores César Caiado, Zilwimar Dantas, Iolanda Aquino, Aguinel Fonseca, Sidnei Antônio e Solinar Santos. Marcaram presença também membros do Poder Executivo, como a secretária municipal de cultura, Goiandira de Fátima Ortiz, e o secretário municipal de trânsito, transporte e mobilidade urbana, Fabrício Maciel de Paiva. A solenidade contou ainda com a participação do provedor da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, Leonardo Vinícius Campelo, da presidente da ASPAG, Marlene Velasco, e da diretora administrativa do Hospital São Pedro, Daniela Ruskaya.
Os homenageados
Fabiane Rosa Queiroz Campelo nasceu em Carmo do Rio Verde, é formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás e reside com a família em Goiás desde 2017. Oficiala de justiça, ela tem importante atuação em atendimento às demandas da comunidade e no âmbito de movimentos da Igreja Católica.
Frei Cristiano Amaral Bhering de Lacerda nasceu em Uberaba e é residente da cidade desde 2020. Formado em Direito e Teologia, exerceu diversas funções como administrador religioso, sendo o atual reitor do Santuário do Rosário onde exerce importante atividade pastoral.
Guilherme Antônio de Siqueira, nascido em Goiânia, é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás e tem vasta experiência com a docência e com a pesquisa acadêmica, tendo publicado livros e recebido prêmios por sua dedicação ao cenário cultural da cidade. Como presidente da OVAT, Organização Vilaboense de Artes e Tradições, Guilherme atua na gestão de relevantes celebrações, como é o caso da Procissão do Fogaréu.














