por Carla Craveiro
em 11 de fevereiro de 2026
As vereadoras e os vereadores da Câmara Municipal de Goiás aprovaram por unanimidade dois projetos de lei nas sessões dos dias 10 e 11 de fevereiro de 2026.
Na 3° Sessão Ordinária do ano, ocorrida na última segunda-feira, os parlamentares votaram o projeto n° 17/2025, o qual denomina o SAMU da Regional Rio Vermelho, que se localiza na cidade, como SAMU Dr. Abner de Castro Curado. A proposta busca homenagear o vilaboense que era médico e foi prefeito de Goiás por dois mandatos (1993 – 1996, 2005 – 2008).
De autoria da vereadora Dra. Thalyta Curado, o projeto salienta as importantes contribuições de Dr. Abner de Castro (26 de setembro de 1960 – 08 de julho de 2024) para a história e o desenvolvimento da cidade, tanto no âmbito da saúde quanto no da política. Destaca-se que o SAMU, que atende 17 municípios, foi implantado em 2007 durante sua gestão, e é um importante instrumento da saúde pública da região.
Já na 4° Sessão Ordinária, ocorreu no plenário a votação do Projeto de Lei n° 01/2026, uma proposição do vereador Aguinel Fonseca que declara o Samba do Mercado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Goiás. O evento, que ocorre todos os domingos de carnaval no Mercado Municipal, reúne artistas, moradores e turistas para celebrar o samba de raiz.
Representando uma evocação da presença da cultura afro-brasileira na história de Goiás, o Samba do Mercado vai para a sua 16° edição, tendo se tornado um dos momentos mais marcantes dos festejos carnavalescos na programação da cidade. Ao tornar a manifestação cultural patrimônio imaterial, o poder legislativo municipal valoriza os saberes e as contribuições sócio-históricas que tal expressão simbólica traz para a cultura vilaboense.
Uma vez que ocorreu a segunda votação de ambos os projetos, agora eles seguem para sanção do Poder Executivo Municipal. As pessoas interessadas podem acessar os projetos de lei citados nesta matéria por meio do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Goiás, na aba Atos Legislativos.




