• A CIDADE
  • INSTITUCIONAL
  • VEREADORES
  • TRANSPARÊNCIA
  • SERVIÇOS
  • FALE CONOSCO
  • Turismo na Cidade

    Clique para ampliar

    A velha Vila Boa de Goyáz, também conhecida como “Goiás Velho”.

    Patrimônio Mundial, a Cidade de Goiás é uma das mais belas e importantes cidades históricas do centro-oeste brasileiro.

     

     

    Em suas ruas e becos estão exemplos de uma arquitetura ímpar vinda do século XVIII. Nas suas igrejas, traços do barroco singelo e de imagens sacras, concebidas pelo santeiro goiano José Joaquim de Veiga Valle, que tem a maioria de suas peças exposta no museu de arte sacra da Boa Morte. Adentrar em Goiás é sentir a hospitalidade goiana, é andar pelas ruas e reviver um tempo que salta aos olhos a cada segundo, é descobrir uma história que está por trás de suas janelas e suas portas.

    É descobrir o Museu das Bandeiras, que reúne documentos e objetos que evocam toda a história das entradas e bandeiras no sertão goiano, é entrar no Palácio Conde dos Arcos, residência oficial dos governadores, é caminhar distraidamente e parar em frente a Casa Velha da Ponte “Barco centenário encravado no Rio Vermelho”, e conhecer a história da poetisa “Cora Coralina” a Aninha, que encantou Carlos Drummond de Andrade.

    É se deslumbrar com as pinturas feitas em areia, tendo como pincel os dedos de Goiandira do Couto. É perscrutar o silêncio das madrugadas e apreciar o entardecer da centenária igrejinha de Santa Barbara. É percorrer as trilhas e banhar nas águas cristalinas do rio Bagagem, Sota, Poço Rico, Carioca, Santo Antônio. É desbravar as serras que emolduram a cidade, é caminhar pela Serra Dourada e descobrir o areal, a flora, as formações rochosas, que formam figuras interessantes.

    Enfim, venha descobrir esse patrimônio cultural e natural em suas múltiplas dimensões, compartilhar da sabedoria anunciada por Marco Pólo, convertido em personagem por Italo Calvino: “De uma cidade, não aproveitamos as sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá a nossas perguntas”.